Esmeralda Mendonça interveio na sessão de alto nível da celebração do 75° aniversário da DUDH, em que reforçou, igualmente, o apoio de Angola ao mandato de Volker Türk à frente do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).
Durante a intervenção, a chefe da delegação angolana ao evento apresentou os compromissos do Executivo alicerçados na Estratégia Nacional dos Direitos Humanos, cuja agenda assenta em cinco pilares.
O primeiro tem a ver com o término do processo de ractificação da Convenção Internacional para a Protecção de todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado, bem como preparar a visita do grupo de trabalho do ACNUDH a Angola.
Igualmente, consta da agenda a necessidade de reforçar o diálogo com os procedimentos especiais e órgãos dos Tratados ratificados por Angola, além da elaboração e implementação da política nacional de educação para uma cultura de direitos humanos, bem como o reforço da parceria com as organizações da sociedade civil e a realização de acções conjuntas.