CANAL A - Destaque

Residência oficial do primeiro-ministro de Portugal alvo de buscas no âmbito dos negócios do lítio

todayNovembro 7, 2023 99

Background
share close
A assessoria de comunicação do primeiro-ministro português confirmou hoje a existência de buscas no gabinete de Vítor Escária, chefe de gabinete do primeiro-ministro, acrescentando que não há comentários por parte de São Bento à ação da justiça.
(em atualização)
A residência oficial do primeiro-ministro em São Bento está entre os locais alvo de buscas levadas a cabo esta manhã pelo DCIAP de Lisboa, que estará também a cumprir vários mandados de detenção.
“Confirmamos que há buscas no gabinete do chefe de gabinete [Vítor Escária]. Não comentamos a ação da justiça”, disse à agência Lusa fonte da assessoria.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu esta manhã o primeiro-ministro, António Costa, no Palácio de Belém, em Lisboa, a pedido deste.
As buscas, dirigidas pelo DCIAP de Lisboa, estão a ser realizadas em vários Ministérios e residências, no âmbito dos negócios do lítio e há vários mandados de detenção.
Fonte da PSP referiu à Lusa que foram mobilizados cerca de 140 polícias para a operação.
O Ministério do Ambiente e da Ação Climática já confirmou a realização de buscas da PSP nas suas instalações. Fonte oficial do ministério de Duarte Cordeiro disse à Lusa, no entanto, não conhecer ainda o motivo das buscas.
O jornal Público avança que entre os detidos se encontram o chefe de gabinete de António Costa, Vítor Escária, o empresário Diogo Lacerda Machado e o presidente da câmara de Sines.
O jornal adianta também que vão ser constituídos arguidos os ministros do Ambiente, Duarte Cordeiro, e das Infraestruturas, João Galamba, tal como o antigo ministro do Ambiente João Pedro Matos Fernandes.
Câmara Municipal de Sines alvo de diligências policiais.
A Câmara Municipal de Sines, Setúbal, está também a ser alvo de diligências por parte de autoridades policiais, que se encontram no interior do edifício, enquanto os funcionários estão no exterior, disse fonte do município.
“Estão a decorrer diligências pelas autoridades no interior do edifício da câmara e todos os funcionários encontram-se no exterior”, referiu.
Segundo a mesma fonte contactada pela agência Lusa, no local “aguarda-se a chegada do Ministério Público” para participar nessas mesmas diligências.
A agência Lusa contactou o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas (PS), mas o telemóvel do autarca encontrava-se desligado.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Presidente de Cabo Verde confirma participação na Bienal de Luanda

O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, confirmou a participação na 3ª Edição do Fórum Pan-africano para a Cultura de paz em África – Bienal de Luanda, a decorrer de 22 a 24 de Novembro, sob o lema “Educação, Cultura de Paz e Cidadania Africana como Ferramenta para o Desenvolvimento Sustentável”. José Maria Neves responde, assim, ao convite do Presidente João Lourenço, designado Campeão da Paz e Reconciliação Nacional […]

todayNovembro 7, 2023 135 2

0%
donut_large