
As Forças Armadas brasileiras começaram hoje a assumir a segurança dos principais portos e aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, medida de emergência que se prolonga até 03 de maio de 2024.
As Forças Armadas brasileiras começaram hoje a assumir a segurança dos principais portos e aeroportos dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, medida de emergência que se prolonga até 03 de maio de 2024.
Lula explicou, quando autorizou a medida, que este mecanismo visa combater o crime organizado e contará com uma comissão de acompanhamento formada pelas forças de segurança e criada pelos Ministérios da Justiça e da Defesa.
A operação das Forças Armadas contará também com a cooperação das diferentes forças policiais a nível federal, bem como de outras organizações de segurança responsáveis ??pelo controlo e segurança de portos, aeroportos e fronteiras.
“A Polícia Federal ampliará as ações e operações de Inteligência para apreensão e busca de bens pertencentes a quadrilhas e milícias, especialmente no Rio de Janeiro”, afirmou o Presidente brasileiro durante a assinatura do decreto, no Palácio do Planalto, na semana passada.
Por sua vez, o ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que serão destacados cerca de 3.700 militares do Exército, Força Aérea e Marinha para aquela missão, os quais, embora tenham funções policiais, não terão por objetivo substituir a polícia.
Dino destacou as palavras do Presidente, segundo as quais os militares não serão utilizados para combater o crime organizado nas ruas, tarefa reservada à polícia.
A medida surge após o aumento da insegurança nos dois principais estados do país, especialmente no Rio de Janeiro, onde a morte do chefe paramilitar Matheus da Silva Rezende, vulgo Faustão, durante uma operação policial teve como resposta o incêndio de cerca de 30 autocarros da rede de transporte público da cidade.
Editor: Carla
O Espaço de Concertação das Organizações da Sociedade Civil da Guiné-Bissau considerou hoje grave a ocupação do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) por homens armados sem autorização do Governo, anunciou a instituição em comunicado. Reunido em Bissau com caráter de urgência, o espaço, que congrega mais de 30 organizações da sociedade civil, refere, no comunicado a que a Lusa teve acesso, que o que se passa no STJ "consubstancia uma […]
Canal A UNIMOS O PAÍS
Rádio Cinco A VICTÓRIA DO DESPORTO
Ngola Yetu NGOLA YETU
Rádio Cultura Angola UMA RÁDIO PARA TODOS
RNA Internacional CONNECTING ANGOLA TO THE WORLD
Rádio Cuando Cubango A SINTONIA DAS TERRAS DO PROGRESSO
Rádio Cunene A RÁDIO DE OMBALA GRANDE
Rádio Moxico A SINTONIA DA PAZ
Rádio Cabinda A SINTONIA DAS TERRAS DE MAKONGO, MANGOIO E MALOANGO
Rádio Huila A SINTONIA DA MUMUILA
Rádio Lunda Norte SINTONIA SAMANHONGA
Rádio Luanda A SINTONIA DA KIANDA
Rádio Benguela A VOZ DAS ACÁCIAS
Rádio Zaire A SINTONIA DO KULUMBIMBI
Rádio Huambo A SINTONIA DA RADIO CIDADE VIDA
Rádio Cuanza Sul INFORMAR PARA GERAR PROGRESSO
Rádio Malange A SINTONIA DA PALANCA NEGRA GIGANTE
Rádio Bié A VOZ DO CORAÇÃO DE ANGOLA
Rádio Uige A SINTONIA DO BAGO VERMELHO
Rádio Lunda Sul A SINTONIA DIAMANTE
Rádio Namibe A SINTONIA DA WELWITCHIA MIRABILIS
Rádio Cuanza Norte A SINTONIA DA PORCELANA
Rádio Bengo A SINTONIA NGANDU
Rádio Lobito A SINTONIA DA SALA DE VISITA DE ANGOLA
Rádio Viana A SINTONIA SATÉLITE
Rádio Cacuaco INFORMAÇÃO COM RIGOR E ISENÇÃO
Rádio Cazenga SINTONIA AMIGA