A Sociedade Mineira de Catoca orgulha-se em ser o maior agente económico privado da região leste de Angola, gerando milhares de empregos, bem como a desenvolver um leque bastante diversificado de acções sociais, nas áreas da saúde, educação, combate à fome e à pobreza, habitação e juventude e desportos.
A Sociedade Mineira de Catoca construiu, restaura e apetrecha mais de uma dezena de escolas, bem como apoia milhares de crianças com material didático e merenda escolar. No campo da saúde, a empresa construiu, apetrechou e fornece material e medicamentos para centros médicos e postos de saúde, que atendem milhares de pessoas ao nível da Província da Lunda Sul.
Para garantir que as famílias tenham condições de desenvolver a agricultura, a Sociedade Mineira de Catoca apoia as comunidades com meios para desmatamento dos terrenos, utensílios para a agricultura, sementes e fertilizantes. E por sua vez, no campo do desporto, a empresa é o Patrocinador Oficial do Clube Desportivo da Lunda Sul e desenvolve, igualmente, um programa de massificação desportiva.
Outro importante projecto, tem que ver com o Programa de Requalificação dos Bairros Saiupupo, Sambaia e Luenda, em que a Sociedade Mineira de Catoca está a construir uma vila com casas de boa qualidade para acolher centenas de famílias.
No quadro de um protocolo com o Governo, a Sociedade Mineira de Catoca financia projectos de iluminação pública e muitos outros, como é o caso dos projectos Catoca Académico, Aluno Catoca, Catoca Jovem Empreendedor, Catoca Mulher Rural.
Programa Estudante Catoca: é um programa concebido para jovens estudantes a continuarem os seus estudos, nos níveis de licenciatura, mestrado e doutoramento, dentro e fora do País, de modo que possam efetivamente terminar com sucesso as suas formações, para contribuírem para o desenvolvimento económico e social do País. Em suma, constitui uma bolsa parcial, um contributo financeiro para apoio no pagamento das despesas com a formação. Está previsto beneficiar 260 jovens estudantes.
Programa Aluno Catoca: é um programa que tem como objectivo contribuir na erradicação da evasão escolar, criando condições para que mais crianças estejam a frequentar o ensino e com resultados satisfatórios. Esse programa numa primeira fase consubstanciar-se-á no apoio directo a centros de acolhimento, apoiando os estudantes com as condições para os estudos, alojamento e alimentação. Prevê beneficiar mais de 1.500 crianças.
Crédito à Mulher Rural: é um programa que se afigura igualmente como uma oportunidade de a mulher rural formalizar a sua actividade, passando a beneficiar de todos os incentivos inerentes aos diferentes programas de fomento à agricultura, bem como os bancos e demais