A assessorar Adão Filipe estarão, Calo Pascoal (músico), João Lopes (DJ), Elsa Fernandes (Jornalista cultura RNA) e Emanuel Mendes (professor de música).
A actividade de juri é regida pelo regulamento do Top dos Mais Queridos, e cessa com a entrega do Prémio, na Gala de Consagração.
O prémio da crítica é a atribuição feita a uma obra que embora não tenha conseguido uma divulgação massiva lhe é reconhecida grande qualidade de execução instrumental, vocal e letra.
O prémio é igualmente o resultado da votação interna do Júri e contempla obras discográficas de artistas angolanos, bandas ou grupos tradicionais que pela apreciação do Júri, possuam a melhor harmonia, melodia, arranjos, interpretação e letra no seu conjunto.
O Júri pode decidir pela não atribuição do prémio se entender que as obras produzidas não reúnam qualidade suficiente para a premiação.
O período de admissão das obras para o Prémio da Crítica, conta a partir do seu lançamento a 1 de Outubro do ano que antecede a 1 de Outubro do ano referente ao concurso.
O Júri avalia o “Prémio da Crítica” segundo os seguintes critérios: Harmonia; Melodia; Arranjos; Interpretação e Letra.