A Sonangol registou lucros líquidos de mais de oitocentos e trita milhões de kwanzas em 2022.
Segundo uma nota da petrolífera pública angolana, que público as suas contas referentes a 2022, o valor representa um aumento de mais de 50 por cento do registado no ano anterior.
Apesar dos desafios verificados, a petrolífera angolana encerrou o ano de 2022 com um resultado económico e financeiro robusto, sustentado, substancialmente, pela consolidação das medidas previstas no programa de reestruturação e pelo rigor financeiro e operacional.
Segundo uma nota da Sonangol, a empresa fechou 2022 com um volume de negócios de mais de seis bilhões de Kwanzas, o que representa um aumento de 50 por cento.
O documento destaca ainda a redução contínua da materialidade das reservas de auditoria, como consequência das medidas que têm sido tomadas pelo Conselho de Administração da Sonangol, ao longo dos últimos anos.
A nota avança também que está em curso a preparação do seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, que permitirá à companhia divulgar, de forma mais detalhada, às partes interessadas, as acções por si adoptadas a nível ambiental, social e de governança corporativa.
o especialista em mercado de petróleo, Gabriel Lembe, entende que estes resultados da petrolífera angolana é resultado da reestruturação a que está sujeita.
Gabriel Lembe avança igualmente que a Sonangol precisa continuar a por em prática o plano estratégico que o actual conselho definiu para atingir os objectivos definidos. Clique no áudio abaixo e ouça: