CANAL A - Destaque

Ex-Presidente francês Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão

todayMaio 17, 2023 156

Background
share close

Nicolas Sarkozy, ex-Presidente francês, foi condenado, esta quarta-feira, a três anos de prisão, no caso de suborno e tráfico de influências, uma pena sem precedentes aplicada a um ex-chefe de Estado, em França.

Dos três anos, um ano tem de ser cumprido, neste caso em regime de prisão domiciliária.

No mesmo processo referente a factos ocorridos em 2014, o tribunal de Paris que se pronunciou sobre o recurso apresentado pelo ex-chefe de Estado condenou com a mesma pena Thierry Herzog, advogado de Sarkozy, e o magistrado Gilbert Azibert.

O tribunal impôs também uma proibição de três anos aos direitos cívicos de Sarkozy, tornando-o inelegível, e uma interdição de três anos às atividades profissionais de Herzog.

Os juízes confirmaram assim mesma sentença em primeira instância e que data de 2021: Três anos de prisão, dois anos de pena suspensa e um ano de prisão efetiva.

Nicolas Sarkozy é o primeiro Chefe de Estado francês a ser condenado a uma pena de prisão efetiva mas não vai cumprir os 12 meses num estabelecimento prisional porque o tribunal decidiu pela prisão domiciliária com recurso a uma pulseira electrónica.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Situação da hipertensão em Angola continua a ser preocupante. Dados de 2017 a 2019 indicam que 35% da população vive com a doença

Hoje é o dia mundial da hipertensão, dados sobre a doença em Angola indicam um prevalência que ronda aos 35%. Promovido pela sociedade internacional de hipertensão , o estudo realizado entre 2017 a 2019 revelou números preocupantes da doença. O Especialista em cardiologia, Cláudio Mbala mostra-se preocupado pelo facto de metade dos indivíduos não saberem que são hipertensos. Clique no áudio abaixo e ouça: Cláudio Mbala entende que o impacto […]

todayMaio 17, 2023 754 1

0%
donut_large