Uncategorized

Detectados vestígios de novo vulcão

todayMarço 15, 2023 287 1

Background
share close

O observatório vulcanológico de Goma, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), informou, terça-feira, que foi observado um “brilho” no topo de um vulcão da região, sem que haja risco para a cidade, afectada em 2021 pela erupção de um outro.

“Foi observado no topo do vulcão Nyamulagira”, vizinho Nyiragongo, cuja erupção em Maio de 2021 matou 32 pessoas e destruiu várias centenas de casas em Goma, capital da província de Kivu do Norte, de acordo com o observatório, citado pela AFP.

“Os dados actuais de sismicidade indicam um movimento de magma em profundidades rasas em direcção à cratera central” de Nyamulagira, disse o observatório num comunicado. “Se a actividade actual levar a uma erupção no flanco, a lava fluiria para o Parque Nacional de Virunga”.

O observatório recomenda à população de Goma, cidade de mais de um milhão de habitantes localizada na fronteira com o Ruanda, que “mantenha a calma e prossiga livremente com seus negócios”. No entanto, especifica que “produtos vulcânicos”, como cinzas e escórias, “podem cair em áreas habitadas” e pede, em particular, que respeite as instruções de lavagem de vegetais. Também recomenda aos aviadores que levem em consideração a direcção do vento ao sobrevoar a região de Virunga.

Ao contrário do Nyiragongo, que ameaça directamente Goma no caso de uma erupção, as erupções externas anteriores do Nyamulagira foram direccionadas para o Parque Virunga ou para estradas próximas.

 

 

Editor: Carla

Rate it

Notícias

Rádio Luanda - Destaque

Centralidade do Sequele continua a registar ocupações ilegais de terrenos infraestruturados

Os terrenos infraestruturados para a construção de empreendimentos sociais e autoconstrução dirigida na centralidade do Sequele em Luanda, estão a ser ocupados ilegalmente. A situação pode condicionar o acesso ao novo Hospital-Geral que esta a ser erguido naquele Distrito e Segundo o Administrador do Distrito do Sequele, Francisco Tchipilica, dentro de dias, vai começar o processo de demolição e chama a atenção ao Instituto de Gestão de Terrenos Infraestrurados para […]

todayMarço 15, 2023 93

0%
donut_large