O observatório vulcanológico de Goma, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), informou, terça-feira, que foi observado um “brilho” no topo de um vulcão da região, sem que haja risco para a cidade, afectada em 2021 pela erupção de um outro.
“Foi observado no topo do vulcão Nyamulagira”, vizinho Nyiragongo, cuja erupção em Maio de 2021 matou 32 pessoas e destruiu várias centenas de casas em Goma, capital da província de Kivu do Norte, de acordo com o observatório, citado pela AFP.
“Os dados actuais de sismicidade indicam um movimento de magma em profundidades rasas em direcção à cratera central” de Nyamulagira, disse o observatório num comunicado. “Se a actividade actual levar a uma erupção no flanco, a lava fluiria para o Parque Nacional de Virunga”.
O observatório recomenda à população de Goma, cidade de mais de um milhão de habitantes localizada na fronteira com o Ruanda, que “mantenha a calma e prossiga livremente com seus negócios”. No entanto, especifica que “produtos vulcânicos”, como cinzas e escórias, “podem cair em áreas habitadas” e pede, em particular, que respeite as instruções de lavagem de vegetais. Também recomenda aos aviadores que levem em consideração a direcção do vento ao sobrevoar a região de Virunga.
Ao contrário do Nyiragongo, que ameaça directamente Goma no caso de uma erupção, as erupções externas anteriores do Nyamulagira foram direccionadas para o Parque Virunga ou para estradas próximas.