Uma delegação angolana, chefiada pela ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos, Carmen Neto, participa na oitava Conferência Internacional sobre os Oceanos, que decorre nos dias 2 e 3 deste mês, na República do Panamá.
Denominado “Nosso oceano”, o evento visa buscar consensos de um possível acordo para a protecção das águas internacionais e usar tecnologias de satélite para combater a pesca ilegal, segundo uma nota de imprensa chegada esta quinta-feira à ANGOP.
Conforme este documento, a conferência, a primeira do género a realizar-se num país da América Central, vai ainda debater os novos compromissos para promover a economia azul e a expansão das áreas marinhas protegidas.
Para este certame, perto de 600 delegados de governos, empresas e organizações não governamentais também vão avaliar as inúmeras iniciativas para reduzir a poluição, com plásticos e outros resíduos, assim como acabar com a mineração em alto mar e financiar projectos de protecção marinha.
A comitiva angolana é ainda composta pela Embaixadora de Angola em Cuba e não residente no Panamá, Maria Cândida Pereira Teixeira, directora dos Assuntos Marinhos, Tânia Barreto, directora adjunta do Gabinete da Ministra, Sandra Pinheiro, e o consultor da ministra, Reis Jamba, além de diplomatas da missão angolana em Havana (Cuba).
O evento é uma iniciativa de John Kerry, então secretário de Estado do Governo de Barack Obama, que promoveu, em 2014, uma Conferência Mundial sobre os Oceanos, para enfrentar os desafios ambientais, bem como buscar o desenvolvimento sustentável do ecossistema.QCB/AC