Os jornalistas filiados à Associação de Imprensa Desportiva Angolana – AIDA poderão passar a ser distinguidos anualmente nas mais variadas categorias.
A implementação dos prémios poderá acontecer ainda este ano de acordo com a Vice-presidente para Administração e Finanças da AIDA, Mirian Ricardo Ndjai, que falava neste, sabado, no fecho da II Assembleia-geral ordinária da aludida organização decorrida no Huambo.
A líder associativa esclareceu que os Prémios AIDA a serem instituídos em parceria com o Comité Olímpico Angolano – COA visam reconhecer o mérito dos profissionais da classe ao nível do país que se destacam nas distintas áreas de Rádio, Televisão, Imprensa e Fotojornalismo.
Mirian Ricardo Ndjai anunciou que para a materialização do projecto já foi criada uma comissão constituida por 6 elementos entre membros da AIDA e do COA que vão trabalhar na criação do regulamento bem como de outros aspectos ligados à organização.
Os jornalistas desportivos angolanos filiados à AIDA e que pela primeira vez serão galardoados em 47 anos de independência, vão também segundo Mirian Ndjai beneficiar de um cartão de membro para maior controlo e identificação no exercício das suas funções.
Os princípios éticos versus Pacote Legislativo da Comunicação Social” foi o tema da palestra que encerrou a II Assembleia-geral Ordinária da AIDA, que contou com a participação de associados de diversas regiões do país.
O tema foi dissertado pelo jornalista da Rádio 5 – RNA e coordenador da AIDA da região Centro e Sul, Isaac Bonga, que esclareceu aos participantes sobre os limites impostos pelo Código de Ética e Deontologia Profissional e pelo Pacote Legislativo da Comunicação Social no exercício da actividade jornalística, com o intuito de se evitar situações incompatíveis com a profissão e violação das normas estabelecidas.
A apresentação do relatório e contas e das actividades desenvolvidas nos últimos 12 meses e a revisão do estatuto da AIDA marcaram o primeiro da Assembleia-geral ordinária.
A Associação de Imprensa Desportiva Angolana – AIDA – fundada a 1 de Fevereiro de 1997 tem cadastrados 207 jornalistas em todas as províncias do país.