CANAL A - Informação

Manuel Rui Monteiro abre projecto “Noite de Poesia”

todayJaneiro 25, 2023 29

Background
share close

Manuel Rui é a proposta para a primeira edição de 2023 do projecto “Noite de Poesia”, da Fundação Arte e Cultura, que se realiza hoje, entre às 18h00 e às 20h30, durante um recital com as obras literárias do escritor, no Wyza Anfiteatro, daquele instituição cultural.

Os poetas Kiocamba Cassua, Poeta Gago, Kapa Afonso, Ernesto Monteiro, Olívia Gomes, Waletcha Neto, Luzineide Tomás, Delmira Dinis, Quissanga Juliana e Universo Mavambo foram convidados a abrilhantar este acto de homenagem, recitando em vários estilos e aleatoriamente as obras desta figura icónica, nesta edição de Janeiro de 2023. Cantores da Noite: António Morango e Jovaldo Falne IV e teatro com os Jovens da Mulemba.

“Noite de Poesia” é um projecto da Fundação Arte e Cultura, que existe há sensivelmente 4 anos, e decorre todas as últimas quartas-feiras do mês, nas instalações da mesma organização. O projecto consiste em enaltecer a figura e obra de pessoas que oferecem o seu contributo para a dinâmica e desenvolvimento da Literatura, e da Cultura Angolana.

Manuel Rui Monteiro nasceu no Huambo, em 1941. É escritor, autor de contos, poesias, romances e obras de teatro. Licenciou-se em Direito na universidade de Coimbra – Portugal, em 1969, onde viveu durante anos. Regressou à Angola em 1974, onde ocupou diversos cargos políticos, tendo sido Ministro da Informação do Governo de Transição.

Foi também professor universitário e Reitor da Universidade do Huambo. Manuel Rui é um dos principais ficcionistas angolanos, assim como o primeiro representante de Angola na Organização da Unidade Africana e nas Nações Unidas. É membro fundador da União Nacional dos Artistas e Compositores, da União dos Escritores Angolanos e da Sociedade Angolana de Direitos de Autor.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Ministra da Administração Pública Trabalho e Segurança Social garante que já estão concluídas todas as fases para a implementação do programa nacional do emprego

O Programa Nacional do emprego vai começar a ser implementado já nos próximos dias. A informação foi avançada pela Ministra Teresa Dias á margem da tomada de posse dos novos coordenadores adjuntos da unidade técnica de gestão do plano nacional de formação de quadros, orientada pela ministra de estado para área social, d’Alva Ringoty. Jornalista Joana Gaspar. Clique no áudio abaixo e ouça.  

todayJaneiro 25, 2023 52

0%
donut_large