Um grupo de trabalho para elaborar um Plano Nacional de Banimento dos Plásticos para “fazer face à degradação ambiental” e regular o modo de produção e utilização destes produtos foi criado pelo Presidente da República, João Lourenço.
Segundo um Despacho Presidencial, datado de 29 de Dezembro, o grupo de trabalho multidisciplinar será coordenado pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República e integra os responsáveis das pastas do Ambiente, Economia e Planeamento, Administração do Território, Educação e Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social.
Fazem igualmente parte deste grupo representantes de associações empresariais e da classe académica, dos órgãos de apoio à vice-presidência da República e um membro do Conselho da República, a ambientalista Fernanda Renée Samuel.
Na fundamentação do documento, o Chefe de Estado aponta os preocupantes índices de poluição decorrentes da utilização dos plásticos em geral, cujo modo de produção e utilização não encontra regulação na legislação interna e sublinha que Angola é um Estado costeiro.