O funeral do Papa emérito, Bento XVI, previsto para amanhã, quinta-feira, será semelhante às tradições usadas nas cerimónias dos seus antecessores, mas com adaptações por não ser um pontífice em exercício do cargo, anunciou hoje o Vaticano.
Na cerimónia, presidida pelo Papa Francisco, serão alteradas as súplicas finais da Igreja de Roma e das Igrejas Orientais, bem como as leituras, estando prevista uma passagem do profeta Isaías e a primeira carta de São Pedro.
O corpo de Bento XVI encontra-se desde segunda-feira em câmara ardente no interior da Basílica de São Pedro.
Apenas as delegações do Governo e da Presidência de Itália e da Alemanha participarão oficialmente da cerimónia.
Por cá, a Vice-Presidente da República, Esperança Costa , desloca-se está manhã à Nunciatura Apostólica para assinatura do livro de condolências, na sequencia do passamento físico de Sua Santidade , Papa emérito Bento XVI.
Bento XVI morreu no dia 31 de Dezembro aos 95 anos , tendo abdicado em 2013, tornando-se no primeiro a faze-lo em seis séculos. assumiu o papel de Papa emérito desde a escolha de Francisco para o substituir na liderança da igreja Católica.
O corpo de Bento XVI encontra-se desde segunda-feira em câmara ardente no interior da basílica de São Pedro, e Sairá amanhã, quinta-feira do templo, 40 minutos antes do início do funeral, enquanto os fiéis rezam o rosário.