CANAL A - Destaque

Angola e Gabão assinam acordos de cooperação

todayDezembro 23, 2022 211

Background
share close

Angola e Gabão assinaram, quinta-feira, em Libreville, dois acordos, nomeadamente de supressão de vistos nos passaportes diplomático e de serviço e também consultas políticas, no âmbito da visita efectuada pelo Presidente da República, João Lourenço, àquele país.

s acordos foram assinados pelo ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Gabão, Michael Moussa Adamo, na presença dos Chefes de Estado, João Lourenço, de Angola e Ali Bongo, do Gabão.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, a cooperação entre os dois países tem incidência nos sectores da Agricultura, Petróleos e Minas, Transportes Marítimos, Indústria, Comércio, Educação e Cultura, Saúde, Juventude e Desportos.

O ministro das Relações Exterior, Téte António, afirmou que a visita do Presidente da República, João Lourenço, permitiu o relançamento das relações entre os dois países.

“Há 37 anos que os dois países não realizavam uma comissão bilateral” e, por isso, decidimos realizar, até ao mês de Março do próximo ano, uma reunião da Comissão Bilateral Angola e Gabão.

Téte António indicou que a visita do Chefe de Estado ao Gabão permitiu reforçar a cooperação nas áreas já identificadas pelos dois países e a identificação de outros domínios em que os dois países têm vantagens comparativas.

O chefe da diplomacia angolana disse que durante as conversações entre as delegações dos dois países foram trocadas experiências no domínio Económico e Político Regional e global.

 O ministro lembrou que o Gabão é a quarta economia sub-regional e está a investir em áreas que interessam a Angola, com destaque para a diversificação da economia através da criação de uma zona económica em que tem como principal característica a transformação das matérias primas, começando pela experiência da madeira.

Angola está empenhada na resolução pacífica dos conflitos na região e o Gabão é, neste momento, membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 Os dois Chefes de Estado entendem que neste domínio devem encontrar sinergias para que a missão seja mais sólida, através da conjugação de esforços.

 O interesse crescente dos dois países na região da África Central torna necessário promover acções e novas iniciativas que permitam dinamizar a cooperação nos domínios Político-Diplomático, Económico, Técnico e Científico.

O Gabão, disse, pretende acolher a experiência de Angola na indústria petrolífera, incluindo a exploração e capacitação de quadros.

 Além do encontro oficial com as autoridades gabonesas, o Chefe de Estado recebeu em audiência cerca de 800 membros da comunidade angolana no Gabão que apresentaram as suas preocupações. O encontro entre os Presidentes dos dois países, disse, abre uma nova página nas relações.

De acordo com uma nota do Ministério das Relações Exteriores, para o reforço das relações de amizade e de cooperação, Angola e Gabão abriram embaixadas nas respectivas capitais, sendo Lizeth Nawanga Satumb Pena, a embaixadora extraordinária e plenipotenciária do país na República Gabonesa, e Guy Blaise Nambo Weze, o chefe da missão diplomática do Gabão em Angola.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Relatório da ONU acusa o Ruanda de lançar operações militar na RDC

O Exército ruandês realizou operações militares no leste da RDC e forneceu "armas, munições e uniformes" aos rebeldes do M23, segundo um relatório de especialistas das Nações Unidas, ainda não publicado. Os peritos afirmam no documento, já entregue no Conselho de Segurança, ter recolhido "provas substanciais" que demonstram "a intervenção direta das Forças de Defesa do Ruanda no território da RDC, pelo menos entre novembro de 2021 e outubro de […]

todayDezembro 23, 2022 172 2

0%
donut_large