CANAL A - Destaque

Angola realiza Semana da Língua Portuguesa com foco na literatura e na literacia

todayMaio 5, 2024 44

Background
share close

A conferência “Literatura e Literacia na Escola” marca esta segunda-feira, 6, em Angola, a abertura da Quinta Semana da Língua Portuguesa.

O evento vai ser realizado a partir das 9 horas na Escola de São José do Cluny em Luanda.

Este domingo, 5 de maio, assinalou-se o Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP, bem como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

O Dia da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP foi proclamado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Já o dia Mundial da Língua Portuguesa ( LP) foi proclamada pela UNESCO pelo facto de ter sido reconhecido que a LP é um património imaterial de valor incomensurável.

Numa mensagem conjunta, os Mistérios da Educação (MED) e das Relações Exteriores (MIREX) lembram que, para Angola, “a língua portuguesa é a língua oficial, a língua materna de parte dos angolanos e a língua segunda da maior parte dos angolanos”.

A declaração destaca que “depois do processo de auscultação pública realizado no período de 15 a 25 de Abril do corrente ano, está em curso o trabalho de conclusão do Plano Nacional de Leitura, enquanto instrumento promotor da literatura e de estudos realizados”.

MED e MIREX explicam que “o Plano Nacional de Leitura, para além de promover escritores e de promover autores nacionais, também o faz em relação a escritores e autores da CPLP, devido aos indubitáveis laços históricos e de irmandade, com vista à construção de saberes para a vida e a consequente formação de cidadãos do mundo”.

Em Angola, a Semana da Língua Portuguesa decorre de 6 a 10 de maio sob o lema: língua, conhecimento e desenvolvimento.

Editor: Carla

Rate it

Notícias

CANAL A - Destaque

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030 e defende alinhamento da CPLP

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento". Num artigo publicado hoje no jornal Público, na data em que se comemora o Dia Mundial da Língua Portuguesa, Luís Montenegro considera que aquele pode ser encarado como um desígnio de médio prazo, defendendo para isso um […]

todayMaio 5, 2024 13

0%
donut_large