
Profissionais de saúde, jornalistas e representantes da sociedade civil participaram nesta quarta-feira, 06 de Agosto em Abidjan, de um webinar sobre o aleitamento materno.
A iniciativa é da Rede Africana de jornalistas para a promoção da saúde e ambiente (REMAPSEN) em parceria com a organização das Nações Unidas para a infância.
Inserido nas celebrações da semana mundial do aleitamento materno, que decorre de 1 a 7 de Agosto, o webinar visou destacar a importância do aleitamento materno, informar e sensibilizar as mulheres e as famílias sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida do bebê.
Na ocasião, o Conselheiro Regional de Nutrição do UNICEF para a África Ocidental e Central em Dacar, Siméon Nanama realçou os benefícios do aleitamento materno quer para a saúde da mãe como do bebe.
Adequado às necessidades nutricionais do recém-nascido, o leite materno contem agua e todos os nutrientes e proteínas necessárias para um bom crescimento do bebe.
O Conselheiro Regional de Nutrição para a África Ocidental e Central sublinhou que o leite materno actua igualmente como uma vacina, protegendo a criança contra vários tipos de infecções, com destaque para as diarreicas e respiratórias, reduzindo desta forma o risco de mortalidade neonatal.
Simeon Nanama, assegurou por outro lado que as mulheres que amamentam de forma exclusiva os seus bebes nos primeiros seis meses de vida, correm menos riscos de desenvolverem de cancro da mama e do útero, por sinal os dois tipos de cancro que mais matam as mulheres.
Apesar de estarem comprovadas as inúmeras vantagens do leite materno, em algumas regiões de África, muitas mulheres ainda se recusam a amamentar devido a questões culturais.
Especialista em saúde infantil, Soliou Badarou um dos participantes do webinar sobre aleitamento materno, destacou a necessidade da realização permanente de mais acçoes de educação para a saúde com vista aumentar o nível de conhecimento sobre os benefícios da amamentação .